sábado, 25 de fevereiro de 2017

Como Tirar Passporte - Passo a Passo


 

O primeiro passo para sua viagem internacional é sem dúvidas tirar o passaporte. Pois caso o seu destino seja internacional ele será indispensável. Obter o documento é simples e para tirar todas as suas dúvidas fizemos este passo a passo sobre como solicitar e emitir o passaporte junto a Polícia Federal em todo o Brasil.
Tirando o passaporte
O processo para tirar o passaporte é algo simples e pode ser feito gastando pouquinho. O documento é emitido pela Polícia Federal e você terá que comparecer a um de seus postos duas vezes: uma para tirar as digitais e fazer a foto e outra apenas para retirar o passaporte pronto. Neste post vamos falar dos passaportes comuns para brasileiros, porém outros casos podem ser consultados no site da Policia Federal na guia “passaportes” (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte). Então bora para o passo a passo:
1 – Reunir documentos necessários:

Documento de identidade – pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido. Detalhe: caso tenha mudado de nome leve também a Certidão de Casamento.

Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Se não tiver os comprovantes, serve uma declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais.

CPF – Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original

Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (apenas para os homens)

Certificado de Naturalização, para os naturalizados.

Obs: Além desses documentos, se não for seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior (comum ou de emergência). Se ele não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro.

2 – Preencher a solicitação no site da Polícia Federal

Simples de ser preenchido, o formulário é composto de quatro telas, com dados pessoais, documentos e dados complementares (profissão, e-mail, endereço).  Na última tela é possível escolher o local onde será atendido dentre uma lista disponível. No final clique em gerar protocolo e imprima o número para levar no dia.



3 – Pagar taxa de emissão

Depois do preencher o formulário, clique em “gerar boleto”. Atualmente a taxa é de 257,25. O comprovante de pagamento dessa taxa deve ser apresentado junto com os docs descritos no passo 1.

4 – Agendar data de atendimento

Em alguns postos é necessário fazer o agendamento, em outros não. Se você já tem o protocolo da solicitação, no próprio site da PF é possível agendar, se for o caso.

5 – Comparecer ao posto da Polícia Federal

Na data agendada, compareça ao posto do DPF com toda a documentação original listada no item 1 e o comprovante de pagamento da taxa e o protocolo da solicitação. A foto será tirada no dia do atendimento. O atendimento é bem rápido! Basicamente eles tiram sua foto, recolhem assinatura e digitais, além de conferir a documentação. Feito isso é só aguardar ficar pronto dentro do prazo que eles te entregam no dia (geralmente de 1 a 2 semanas).



6 – Retirar seu passaporte

Com o passaporte pronto, compareça ao posto da PF com documento de identidade original e faça a retirada. A validade do passaporte é de dez anos, se o seu está próximo do vencimento pode renová-lo antes de expirar, seguindo os passos acima.

Então é isso pessoal! Espero ter sanado algumas dúvidas de vocês. A Polícia Federal também mantém uma página de dúvidas frequentes em seu site, com informações sobre passaportes para menores de idade, para estrangeiros e demais assuntos. Se ainda tiver dúvidas pode entrar em contato com o DPF pelo e-mail faleconosco@dpf.gov.br ou pelo telefone 194.

Bjinhos,

Bebel Eugênio

Postar um comentário

INSTAGRAM

Arquivo do blog