quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Cronograma Capilar: agenda para recuperar até os cabelos mais danificados.

cronograma capilar é uma agenda do seu cabelo, criada com o objetivo de repor a massa capilar e todos os nutrientes que perdemos naturalmente no dia a dia, melhorando assim o aspecto do fio. Perdemos esses nutrientes naturalmente, seja por exposição ao sol, uso de água com cloro, água muito quente no chuveiro, poluição, uso em excesso de secador e chapinha e por ai vai…É claro que cada um pode montar sua agenda capilar de acordo com o que mais gosta, ou do efeito que mais gosta nos cabelos. O importante é saber que cabelos precisam de cuidados diários e semanais, pois na questão de cabelos não existe milagre e sim, cuidados que trazem resultados satisfatórios a longo prazo.


Cronograma capilar Oficial: o que é e como funciona.

No primeiro mês o cronograma mais indicado para quem vai começar é o cronograma oficial, que é mais completo. Quando você começar a sentir do que seu cabelo está com aspecto melhor, você pode montar um cronograma específico para você, com os processos que mais gosta.
É composto por 8 hidratações mensais, 3 nutrições e uma reconstrução. Cada processo é feito em dias alternados, ok?
Obs: intervalo de 48 horas entre cada procedimento.


 Como montar seu cronograma capilar?

Primeiro você deve saber qual tipo de cabelo você tem, se é seco, ressecado, oleoso, etc…e depois fazer as etapas de acordo com suas necessidades.
Se seu cabelo é oleoso, vai precisar de mais hidratações do que nutrição, porque na nutrição os tratamentos são feitos com máscaras de óleos ou com óleo puro. E no seu caso você já tem mais gordura natural no fio. Porém o óleo vegetal de coco aliado com o de alecrim vegetal, ajudam na microcirculação, reduzindo assim a oleosidade excessiva.
Se seu cabelo é seco, faça as duas etapas de forma equilibrada, ou seja, nutrição (umectação) e hidratação, porque você precisa das duas. Se seu cabelo é misto, evite passar máscaras perto da raiz ou use óleos vegetais na umectação, faça as etapas normalmente.
Obs: Todos os tipos de cabelos precisam de pelo menos uma reconstrução mensal para repor a massa capilar e a queratina do fio.
 O que você precisa para começar seu cronograma?
Não muito meninas! Apenas uma boa máscara de hidratação que você tenha em casa, não precisa ser cara, pois nem sempre o que é caro é o melhor. Um óleo vegetal ou uma máscara de nutrição, os óleos vegetais são suuper baratos, duram muito e dão um efeito lindo nos cabelos, deixando os fios alinhados, sem frizz e com muito brilho. E uma queratina líquida para usar com a máscara, que também é barata.
Cada produto dá um efeito no cabelo, a hidratação dá macies e tira o ressecamento, a nutrição dá brilho, alinha os fios e tira o frizz, sabendo disso, você vai montar sua agenda capilar de acordo com o que você mais gosta em seu cabelo, ou o efeito que mais gosta.

ETAPA 1:  HIDRATAÇÃO

A principal função da hidratação é repor a água do fio. Se seu cabelo está sem brilho, armado e ressecado, ele precisa de hidratação, então foque mais nesta etapa.
Máscaras com poder hidratante: são as que contém em sua fórmula, silicones, são a base de frutas, aloe vera (babosa), álcool modificado, vegetais, pantenol, açucares, vitaminas ou glicerina. Você encontra essas máscaras em supermercados, farmácias, etc…com mais facilidade do que as outras máscaras. Esta fase do cronograma capilar deixa seu cabelo macio, com balanço e sedoso e pode ser feita com mais frequência pois não sobrecarrega os fios. Você pode fazer a hiadratação apenas com a máscara, mas pode também potencializar com ativos.

ETAPA 2: NUTRIÇÃO ou UMECTAÇÃO
A função da nutrição  (umectação) é devolver lipídios ao fios, deixando os cabelos com a oleosidade necessária. Neste caso, se seu cabelo está com frizz e sem balanço, desalinhado, ele precisa de mais nutrição. Esse é o meu caso! L
Máscaras com poder nutritivo: para identificar é fácil, elas levam a palavra óleo no nome, são feitas com óleos ou manteigas (karité, cupuaçu, muru muru, cacau e abacate) e tutano.
Eu uso os óleos vegetais nesta etapa e adoro. Esta fase deixa seu cabelo sem frizz, sem volume, sem pontas duplas, combate o ressecamento e realça o brilho. É a fase que temos o resultado mais imediato (amo!).

ETAPA 3: RECONSTRUÇÃO
A reconstrução é responsável por repor as proteínas dos fios. Se seu cabelo esta poroso, fino, ralo, partindo e quebradiço, ele precisa de reconstrução.
Dica: Antes de fazer uma reconstrução, faça sempre uma hidratação e e uma nutrição, em dias alternados.
Máscaras com poder de reconstruir: São a base de creatina, queratina, proteína, trigo, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, proteínas hidrolisadas…etc.
O ideal é fazer a reconstrução a cada 15 ou 30 dias, e sempre depois da hidratação e nutrição.
Gostou das dicas?

Confira muito mais em meu do Canal do Youtube, cadastre-se clicando aqui: https://www.youtube.com/channel/UCNvzEFvDqE2zCnvIQoAH0Uw?view_as=subscriber e fique por dentro das novidades. Toda semana você vai conferir vídeos novos. Tenho certeza que você vai adorar.... Te espero lá!

Bjinhossss
Postar um comentário

INSTAGRAM

Arquivo do blog